quarta-feira, 13 de agosto de 2008

DIA AI: (SCATHA)

Entrevista respondida por:
Cíntia Ventania
SCATHA

DIA AI: (SCATHA) bandascatha@gmail.com (14 de agosto de 2008)

1. O NOME "scatha" (Dentro das obras de fantasia criadas por J.R.R. Tolkien, Scatha foi um dragrão) É BEM CRIATIVO QUEM DEU ESSA IDEIA PARA SER O NOME DA BANDA?

outras pessoas já falaram desse dragão de tolkien! É até interessante, mas não foi escolhido por isso...Na verdade nosso nome surgiu de uma lista de deusas da mitologia. Scatha foi uma deusa celta que afastava o medo dos guerreiros em batalha.

2. REUNIR AS INTEGRANTES DA BANDA E SE ESTABILIZAR COMO GRUPO MUITAS VEZES PARA AS BANDAS É UM PROCESSO TRABALHOSO. COMO FOI PRA VOCÊS?

Tão trabalhoso quanto para todo mundo que forma banda, até agora estamos nessa busca. Pela Scatha desde janeiro de 2005, já se passaram 3 bateristas, a qual a Cynthia é a terceira e última! 3 vocalistas a qual Angélica é a terceira e última também! De guitarrista mesmo só passou Julia Pombo e Paula Leão que deixou a banda recentemente, e Cíntia que sempre foi a baixista que junto com Julia tornaram o projeto da banda realidade. - Com muito suor!


3. PODEMOS DIZER QUE O "Thrash Metal" NÃO É UM ESTILO MUSICAL QUE ESTA NA MIDIA DO BRASIL, MAS SABEMOS QUE OS FÃS SÃO MUITOS, E SÃO SUPER FIÉIS AS BANDAS. NA OPINIÃO DE VOCÊS O QUE SE PODE FALAR A RESPEITO DISSO?

Bem, que realmente os fãs de thrash Metal são fiéis e muitos no Brasil! HAHAHA, Mas não batem a paixão por futebol e samba do país! Pena...

4. A BANDA TEM RECEBIDO CRITICAS MUITO BOAS E ESTÁ FAZENDO MUITOS SHOWS PELO BRASIL. VOCÊS JÁ RECEBERAM CONVITES PARA SE APRESENTAR NO EXTERIOR?

De fato, convites não faltam, tanto no Brasil quanto no exterior, o problema é a verba para podermos ir tocar em lugares mais distantes.

5. VOCÊS JÁ SOFRERAM ALGUM TIPO DE PRE-CONCEITO EM RELAÇÃO A "POUCA" IDADE DAS INTEGRANTES?

Não, nunca, apenas falta de crédito por parte de músicos de outras bandas que acham que por estarem a mais tempo na cena, merecem mais respeito.


6. NESTE ANO VOCÊS COMEÇARAM AS PRÉ-GRAVAÇÕES DE UM ALBUM COM PREVISÃO DE LANÇAMENTO PARA 2009. COMO ANDA ESTE PROCESSO?

Na verdade ainda estamos iniciando essas prés. Nosso album está a uns 10% de ser concluído para começarmos a gravar tudo. Esperamos que ano que vem possamos entrar em um estúdio para gravar nosso debut no início de 2009.

7. VOCÊS ACHAM QUE OS MUSICOS PRECISAM TER FORMAÇÃO ACADEMICA PRA FAZER MUSICA DE QUALIDADE?

Não creio que seja necessária tal formalidade na música. Música é uma forma de expressão aonde personalidade e criatividade pesam mais do que a técnica; mas claro que é necessária uma boa noção da teoria para que não haja incoerências na hora de concluir o trabalho.

8. O GRUPO CONSIDERA POSITIVO AS BANDAS INEPENDENTES DISPONIBILIZAREM MUSICAS DE GRAÇA PARA DOWNLOADS?

Claro, hoje em dia o que conta é consagrar suas músicas através da distribuição gratuita para novos públicos sem cobrar por ele. No Brasil isso sempre foi igual, o artista ganha por show e não por venda de albuns, mas claro, quem realmente gosta do trabalho da banda gasta R$15 (preço justo e ideal) num álbum bem trabalhado.


9. POR FIM. O QUE ACHAM DO "MENINAS NO ROCK" E DO "MENINAS NO ROCK ENTREVISTA"?

É realmente uma iniciativa e tanto! Esperamos que cresça cada vez mais e divulgue cada vez mais bandas novas com trabalhos bem feitos e que prezem pela música e pelo movimento. Não importa que estilo toque, desde que ame o que faz e seus parceiros de atividade no mundo da música, principalmente no Brasil, aonde valorizam muito o artista, mas infelismente não gostam de pagar! hahah Não é?

°
SCATHA no meninas no rock
°

2 comentários:

Marcelo, de Manaus disse...

Ótima banda!! Apesar de novinhas, thrash metal maduro e destruidor! Parabéns às meninas! KEEP THRASHING!!! GIRLS RULES!!!

---
Não sei porque ainda falam desse tal de Tolkien, um africano branquelo que não tem orgulho do próprio país e de seu povo negro e fica fazendo estorinhas pra pseudo-intelectual dormir plagiando mitologia celta e nórdica. Seu livro deveria se chamar: o senhor do racismo! Cavalo não tem chifre, mas a moda é dizer o contrário e chamar isso de "cultura". Desculpe-me os fãs de vampiros, fadas e duendes... mas prefiro ler Mia Couto, um escritor de Moçambique muito mais criativo, inteligente e original!
---

Marcelo, de Manaus disse...

Obs.: a crítica não foi à banda, que por sinal é excelente e não escolheu seu nome devido ao tal escritor, pois as meninas não tem culpa dele ser plagiário! Nem ao blog que tem uma ótima iniciativa em divulgar e oportunizar espaço democrático na rede às bandas novas e femininas. Meu total apoio ao blog! A crítica é a menção - que considero infeliz - a um escritor polêmico que não contribui com seu próprio povo e muito pouco com a evolução literária mundial. Plágio, pelo menos no Brasil, é crime!