quinta-feira, 10 de julho de 2008

DIZ AI: (ERRO DE TRANSMISSÃO)

Entrevista respondida por:
Maíra (guitarrista)
ERRO DE TRANSMISSÃO

DIZ AI: (ERRO DE TRANSMISSÃO) edt.errodetransmissao@gmail.com (9 de julho de 2008)

1. COMO É TER UMA BANDA COM VOCAL FEMININO E SE FAZ DIFERENÇA ?
Uma banda de rock com vocal feminino ainda desperta uma certa curiosidade e atenção. Mas acho que não é isso que faz a diferença não! O público pode até parar para sacar de início, mas só vai continuar acompanhando se curtir aquilo que ouviu. O diferencial tá mesmo na identificação do público com o som da banda.

2. QUAL A ESTRATÉGIA USADA PELA BANDA PARA SE DESTACAR NA CENA ATUAL ?

Fazer o som que curte! Adorar o que está construíndo e acreditar naquilo que está fazendo!

3. QUAIS AS DIFICULDADES SOFRIDAS PELA BANDA ATÉ HOJE ?

As mesmas de qualquer banda da cena de Recife: falta de uma estrutura legal na cidade!


4. A BANDA JÁ PARTICIPOU DE FESTIVAIS, COMO FOI A EXPERIÊNCIA, QUAIS OS FRUTOS ?

Muito bom. Nos festivais se toca para um público bastante heterogêneo, que está lá para ver determinada banda que já conhece ou então que não conhece nenhuma banda independente e está lá para ver alguma "grande" atração. É legal ver as pessoas parando para prestar atenção no seu som! Em um festival, a banda tem que estar preparada para tudo. Vai ouvir tanto críticas quanto elogios que podem contribuir imensamente para o amadurecimento da banda. Acho que os maiores frutos são o público conquistado e o crescimento e amadurecimento da banda!

5. VOCÊS ACHAM QUE OS MUSICOS PRECISAM TER FORMAÇÃO ACADÊMICA PRA FAZER MUSICA DE QUALIDADE ?

Música vai além da formação acadêmica, está atrelada a diversos sentidos e sentimentos. Uma música com apenas três acordes pode ser muito mais tocante que outra que use uma dezena deles, tudo depende da forma como os acordes serão utilizados. Uma "formação acadêmica", creio que não é algo que seja imprescindível, mas o conhecimento de um pouco de teoria ajuda bastante no processo de criação musical.


6. O QUE ACHAM DA INTERNET COMO UM TODO PARA A MUSICA EM GERAL. E SE ACHAM POSITIVO DISPONIBILIZAR AS MUSICAS DE GRAÇA PARA DOWNLOADS ?

A internet promoveu e ainda está promovendo uma grande mudança no mercado fonográfico. Como todo elemento que traz mudanças, um lado perde e outro ganha. Creio que para o público e para as bandas novas é um grande aliado. Se tornou um canal de comunicação muito mais fácil entre eles. Talvez a maior revolução seja agora o público ter o poder de decisão sobre que "material novo" vai consumir. Não depende mais de uma gravadora para poder conhecer as novidades do mercado. Agora é o público, e apenas ele, quem define quais serão os "sons do momento". Disponibilizar as músicas de graça para download é um excelente meio de divulgação para as bandas e é ótimo para o público, que passa a poder conhecer um maior número de bandas. Acho que a fatia que sai ganhando é bastante superior àquela que sai perdendo.

7. QUAL A VISÃO DA CENA ATUAL NO RECIFE, BRASIL E ESTERIOR NA OPINNIÃO DA BANDA?

Tem muita coisa nova surgindo tanto em Recife, quanto no interior do estado. Uma nova cena está se formando. Acho que no resto do país e no exterior a situação segue essa mesma tendência.

8. EM RELAÇÃO AOS SHOWS FEITOS. A BANDA TEM INFLUÊNCIA NO PREÇO DO INGRESSO, VOCÊS OPINAM?

Depende do evento. Mas de maneira geral, acho que os preços na cidade seguem a mesma linha. Acho que a lei de oferta e demanda acaba sendo mais forte que a opinião da banda... rs


9. QUE SOM A BANDA TEM OUVIDO ULTIMAMENTE ? ALGO DE NOVO ?

Temos ouvido de tudo. Sempre estamos ouvindo coisas novas. Música é nosso vício...rs

10. POR FINAL O QUE ACHAM DO BLOG MENINAS NO ROCK, O QUE PRECISA DE MELHORAS ?

O blog foi uma idéia bem legal, caçando e trazendo coisas novas para o público. Parabéns pela iniciativa. Acho que uma agenda semanal com sugestões de shows e eventos para o público de Recife poderia ser uma idéia legal, não acham?

Mas uma vez parabéns pelo Blog e valeu pelo espaço!!!

ERRO DE TRANSMISSÃO no meninasnorock

Um comentário:

Marcia Regina disse...

Que bom ter a oportunidade de conhecê-los um pouco mais de perto,através de uma das integrantes.
Desejo tudo de bom.
Não esperem a sorte bater a porta,derrubem a porta e entrem com tudo.Busquem melhorar a kda dia,nunca estamos completamente prontos.
Abraços!
Márcia Regina(Artista Plástica)