quarta-feira, 23 de julho de 2008

DIZ AI (SIETE ARMAS)

Entrevista respondida por:
Débora Lopes (Vocalista)
SIETE ARMAS

DIZ AI (SIETE ARMAS): alastraszine@gmail.com (23 de julho de 2008)

1. A BANDA ESCOLHEU TER SÓ MULHERES OU FOI POR ACASO?

Eu não sei exatamente como a banda começou. As meninas que dividiam a mesa de bar comigo um dia disseram: quer cantar num projeto nosso? A Lulu (guitarra) tocava comigo no Cínica e eu a admirava horrores. Topei. Nos encontramos no bar e depois fomos pro estúdio. E, então, nasceu nossa primeira canção: So blues. Ou seja: não foi premeditado. A questão não era ser mulher ou ser homem, acho que era um lance de: com essas pessoas tenho afinidade e quero fazer um som.

2. QUAL A POSIÇÃO DA BANDA EM RELAÇÃO A LEGALIZAÇÃO DA MACONHA E DO ABORTO?

Essa eu vou responder por mim: sou a favor da legalização da maconha primeiramente por uma questão hedonista. Acredito que usuário nenhum goste de se submeter ao terror que é entrar em uma boca pra comprar fumo. E também a questão do tráfico, que é algo ridículo. Sejamos realistas: muita gente fuma maconha. E okay, sabemos que as drogas são nocivas, mas péra lá, deve imperar também a questão da liberdade. Em Amsterdam, por exemplo, existem os coffee shops, onde a galera vai, compra e fuma, sem caos, sem alvoroço. Sou a favor da venda legalizada. Mas isso não quer dizer que em qualquer restaurante ou bar você possa simplesmente acender um na frente de todos (inclusive na frente de senhoras católicas-ortodoxas virgens que vão pro céu) ou incomodando a quem não suporta a idéia. Como funciona, por exemplo, a questão do cigarro. Você fuma em lugares apropriados.

Quanto ao aborto, sou a favor da legalização também. Eu acho um absurdo o Estado ter poder sobre o corpo de suas mulheres. Gozado.. se os homens engravidassem, eu tenho certeza de que essa questão seria diferente. Ou será que estou enganada?


3. NA OPINIÃO DA BANDA O TEMA GAY É ABORDADO NAS TVS COM PRIORIDADE OU AINDA FALTA CONSCIENCIA PRA TRATAR MELHOR O ASSUNTO, COMO POR EXEMPLO FALAR DAS POLITICAS E AÇÕES E NÃO SÓ MOSTAR GAYS BONITOS SEM CONTEUDO NA MIDIA (SEM QUERRER FALAR DA NOSSA QUERIDA MTV, MAS JÁ FALANDO)?

A tv tenta desmistificar o mundo gay. Ora com seus personagens bizarros, bichas afetadas, espalhafatosas e histéricas, ora com suas lésbicas bonitonas de salto alto que mal pegam na mão uma da outra (porque a tv quer ser liberal mas tende a ser hipócrita). A verdade é que ainda falta muita coisa na mídia. Ou você assiste aquele discurso pró-gay super ativista em vinhetas da Mtv ou vê aquela distorção ridícula sobre a homossexualidade em novelas. Mas o mostrar é sempre um fator positivo: tem que ter beijo gay em novela, tem que ter sexo gay, tem que ter a homossexualidade como pauta, como discussão, tem quer debate sobre casamento gay mesmo. As pessoas precisam se chocar um pouco. É muito fácil sentir-se confortável no seu mundinho hétero enquanto tem gay apanhando pelas ruas, levando desaforo e ouvindo merda por aí pelo simples fato de ser homossexual. A mídia tem um poder absurdo nas mãos; tem de saber usá-lo.


4. A SIETE ARMAS É UMA BANDA FEMINISTA OU FEMININA (OU NEM UM DOS DOIS)?

Siete Armas é uma banda que respeita o espaço de homens e mulheres na sociedade e quer, simplesmente, que ambos possam ser tratados da mesma forma.


5. VCS ACHAM QUE NA MIDIA EM GERAL TEM ESPAÇO PRA TODOS, OU ISSO É SÓ PROPAGANDA PARA ACALMAR OS ANIMOS?

Essa é uma pergunta que nós, enquanto banda independente, nos fazemos sempre. Quem está na tv tem talento? Tem Q.I. (quem indica)? O que falta? Qual é a fórmula?

6. QUAL A ESTRATÉGIA USADA PELA BANDA PARA SE DESTACAR NA CENA ATUAL?

Acho que a estratégia atual é fugir um pouco da cena; explorar ares diversificados. Nós somos uma banda de meninas que deseja fugir do clichê banda de meninas. Se nos chamarem de banda de ets, okay, nós vamos gostar. E quem sabe, fazer um show em Marte.

7. A BANDA PARTICIPOU DE FESTIVAIS, COMO FOI A EXPERIÊNCIA, QUAIS OS FRUTOS?

Participamos do LadyFest, que é um festival interessantíssimo que rola mundo afora e que a Elisa do Dominatrix acabou trazendo pro Brasil. Pro Siete Armas foi bem interessante na parte de divulgação e o show também foi bem bacana. É muito bom ver esse espaço dedicado às meninas do rock. Porque, afinal, precisamos e queremos espaço.


8. O QUE ACHAM DA INTERNET COMO UM TODO PARA A MUSICA EM GERAL. E SE ACHAM POSITIVO DISPONIBILIZAR AS MUSICAS DE GRAÇA PARA DOWNLOADS?

Internet é uma puta ferramenta, certamente é a maior para banda independentes. Você tem duas armas: sua boca e seu computador. São jeitos viáveis de divulgar seu som, de escrever suas paradas todas, da galera saber quem você é, qual tua banda e outra: de graça. Disponibilizar músicas pra download é incrível. O que os caras do Metallica tinham na cabeça, hein?


9. EM RELAÇÃO AOS SHOWS FEITOS. A BANDA TEM INFLUÊNCIA NO PREÇO DO INGRESSO, VOCÊS OPINAM, FALTA SHOWS DE GRAÇA OU ATÉ O APOIO DA PREFEITURA JUNTO COM CASAS DE EVENTOS, OU ATÉ EM VEZ DE USAR O APOIO DE REFRIGERANTE, CERVEJA E CELULARES USAR MARCAS DE INSTRUMENTOS E ETC...?

Corremos atrás dos nossos shows, na maioria das vezes. Mas a galera vem até nós também. Quando dá, opinamos sobre valores e tale coisa, mas não dá pra tocar no rock independente com uma cabeça mercenária demais.. às vezes você perde mais dinheiro do que ganha. Mas todas as idéias são válidas: patrocínios, xavecos, etc. Afinal, a coisa tem que andar.

10. VCS ACHAM QUE O ROCK TEM SIDO VISTO COMO MUSICA PARA ADOLESCENTE, NÃO SENDO LEVADO TÃO A SERIO, E BANDAS/CANTORAS QUE USAM O REGIONALISMO/FOLCLORICO (INDEPENDENTE DO PAÍS) SÃO LEVADOS MAIS A SERIO GANHANDO PREMIOS E PRESTIGIO. ISSO IMPORTA?

Nesses últimos tempos rolou essa invasão louca da black music na tv e nos rádios. Que loucura, Deus do céu! Por alguns segundos, teve a indagação: o rock sobreviverá? Mas o rock é eterno, quem faz rock, ama o rock. A pessoa que faz rock por interesse e grana somente é uma alma miserável. É lindo ligar a tv e ver, por exemplo, a Mallu Magalhães tocando folk.. esquema colírio para os olhos. Ela é uma graça. E que outras meninas e meninos se inspirem e ouçam música de boa qualidade e façam música de boa qualidade. O foda da adolescência é que às vezes você se preocupa mais com o teor estético da coisa toda, aí passa a consumir drogas pesadas.. tipo aquela banda lá.. como é mesmo o nome? Vocês sabem...


11. POR FINAL O QUE ACHAM DO BLOG MENINAS NO ROCK, O QUE PRECISA DE MELHORAS ?

O blog é incrível. Sucinto, prático. Parabéns, Oluyiá, você vai pro céu, menina...

SIETE ARMAS no meninas no rock

Nenhum comentário: