quarta-feira, 16 de julho de 2008

DIZ AI : (MIXTAPE)

Entrevista respondida por:
Pris
MIXTAPE

DIZ AI: (MIXTAPE) bandamixtape@gmail.com (15 de julho de 2008)

1. COMO É TER UMA BANDA COM VOCAL FEMININO E SE FAZ DIFERENÇA ?
Olha, acho que é um diferencial sim, mas não acho que seja uma exclusividade. É um diferencial porque a maioria das bandas ainda contam com vocal masculino, principalmente no rock brasileiro.

2. QUAL A ESTRATÉGIA USADA PELA BANDA PARA SE DESTACAR NA CENA ATUAL ?
A gente utiliza muito da internet pra divulgação. É uma forma barata e eficiente pra mostrar o nosso trabalho pra todos que queiram conhecer.


3. QUAIS AS DIFICULDADES SOFRIDAS PELA BANDA ATÉ HOJE ?

Poxa, acho que as dificuldades são parecidas pra toda banda. No começo, é difícil conseguir espaço no cenário, e pra conseguir, tem que tocar de graça, investir na banda (gravação, material de divulgação, tempo pra divulgação) e o reconhecimento só vem depois de muito trabalho em todos esses sentidos. A gente batalha pra caramba, e ficamos muito felizes por estarmos começando a sentir esse reconhecimento chegar, de certa forma bem rápido, pra gente!

4. A BANDA PARTICIPOU DE FESTIVAIS, COMO FOI A EXPERIÊNCIA, QUAIS OS FRUTOS ?

Foram excelentes! Na verdade, foram essenciais pra banda. Participamos de festivais dos quais muitas vezes nem estávamos sendo vistas como banda de importância, e no final, a galera veio em peso falar conosco, nos parabenizar, dizer que curtiu a banda! A gente fica muito feliz com esse retorno pessoal. Porque uma coisa é ter fãs pela internet, e outra é perceber que o trabalho feito pela internet condiz com o trabalho real, que é o de shows, o "cara a cara" com o público!

5. VOCÊS ACHAM QUE OS MUSICOS PRECISAM TER FORMAÇÃO ACADEMICA PRA FAZER MUSICA DE QUALIDADE ?

Olha, sou a favor de que faz bem feito quem quer e se esforça pra fazer, tenha ela formação acadêmica ou não. É uma opinião com a qual todas as integrantes da banda concordam. Apesar de todas sermos formadas ou termos cursado algo específico em faculdades que não estão relacionadas com música, acabamos partindo pra áreas que não estão ligadas às que nos formamos. Com internet e sede de conhecimento, é muito fácil se especializar em quase qualquer área. Todas nós tivemos aulas de música em algum momento de nossas vidas. A Renata e a Helen fizeram pouco tempo de aula, mas eu estudo música desde criança. Ainda assim, não faria uma faculdade de música. Não porque desmereça quem o faça, pelo contrário, acho que quem tem certeza, desde cedo, de que quer trilhar determinado rumo, deve mesmo se especializar no que gosta, mas em várias áreas de nossas vidas percebemos que muitas vezes o que vale mesmo é a prática e a vontade de aprender. Sendo assim, essas acabam sendo prioridades da banda.


6. O QUE ACHAM DA INTERNET COMO UM TODO PARA A MUSICA EM GERAL. E SE ACHAM POSITIVO DISPONIBILIZAR AS MUSICAS DE GRAÇA PARA DOWNLOADS ?

A internet é uma excelente ferramenta de divulgação! E sim, a gente acredita que seja positivo disponibilizar as músicas de graça, porque afinal de contas, o que conta nesse sentido é a divulgação. Hoje em dia, só compra CD quem é fã da banda. A maior parte as pessoas, curte as músicas no seu mp3 Player, que é mais prático pra carregar e não custa nada pra carregar!

7. QUAL A VISÃO DA CENA ATUAL DE MUSICA NO BRASIL NA OPINNIÃO DA BANDA, MERCADOLOGICAMENTE FALANDO?

É difícil dizer. O que parece é que estamos em um momento de transição, no qual não se sabe exatamente qual será o papel futuro das gravadoras e como funcionará a cena independente, que graças à internet vem ganhando cada vez mais espaço na mídia e na cabeça dos "consumidores" de música. É difícil pra todo mundo que começa, mas acho que não só porque estamos no Brasil, e sim porque qualquer início tem suas dificuldades que podem ou não ser resolvidas e vistas como motivo ou empecilho pro crescimento do grupo.

8. EM RELAÇÃO AOS SHOWS FEITOS. A BANDA TEM INFLUÊNCIA NO PREÇO DO INGRESSO, VOCÊS OPINAM?

Não, a banda é contratada por produtores locais, que acertam cachê com as bandas e decidem por quanto devem vender o ingresso para conseguir cobrir os custos com bandas e local de show, e ainda lucrar algo com isso.


9. QUE SOM A BANDA TEM OUVIDO ULTIMAMENTE ? ALGO DE NOVO ?

A gente curte muita coisa, algumas em comum, outras não. Eu tenho ouvido muito No Doubt, The Killers, Radio 4, Belén Arjona e também curti muito o álbum My December da Kelly Clarkson.

10. POR FINAL O QUE ACHAM DO BLOG MENINAS NO ROCK, O QUE PRECISA DE MELHORAS ?

Acho que está ótimo! Acho que releases, entrevistas, mp3, vídeos legais de bandas, e agenda dos principais festivais dos quais as bandas que possam ter alguma relação com o blog, são muito bem vindas. E grande parte disso já está lá! Então, acho que é só questão de tempo e divulgação pro pessoal conhecer o blog, colaborar com mais informação, e ver a coisa crescer!

MIXTAPE no meninasnorock

Um comentário:

téty disse...

sucesso mixtape e o blog tá muito legal.

obg gente